“E, dizendo isso, enquanto eles olhavam, ele foi elevado, e uma nuvem o encobriu da vista deles” (Atos 1:9).

Hoje, 40 dias depois da Páscoa, é conhecida como “Festa da Ascensão”, “Quinta-feira da Ascensão” e “Solenidade da Ascensão de Jesus Cristo”. É uma comemoração da ascensão corporal de Jesus Cristo ao céu após Sua ressurreição dentre os mortos.

Para o Pe. Kyle Doustou, sacerdote da Diocese de Portland e pároco da paróquia da Ressurreição do Senhor em Old Town, Maine, os versos que descrevem a Ascensão também aludem a outra coisa: crescer e deixar as coisas acontecerem.

PASTOR DO TEXAS DIZ QUE A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO PODE SER SENTIDA HOJE: ‘DISPONÍVEL PARA TODOS’

“Nunca esquecerei o dia em que meus pais me deixaram no seminário para começar meus estudos para o sacerdócio em 2007”, disse Doustou à Fox News Digital.

Na época, ele tinha 19 anos e nunca havia passado mais de uma semana longe de sua casa no Maine. Inicialmente, Doustou ficou “muito animado” para começar os estudos de filosofia e teologia longe de casa, na Universidade Católica da América, em Washington, DC.

Pe. Kyle Doustou, do Maine, relatou seu medo inicial pouco antes de começar o seminário longe de casa – observando que os discípulos de Jesus provavelmente sentiram o mesmo quando viram seu amigo subir ao céu e deixá-los na terra. (iStock/Cortesia Pe. Kyle Doustou)

Depois que seus pais foram embora, Doustou lembrou “olhando pela janela para uma cidade estranha e fui tomado por uma sensação de pânico. Todas as novidades que eu esperava com entusiasmo de repente pareceram aterrorizantes, e me senti muito triste e muito sozinho”, disse ele.

Atormentado, Doustou ligou para a avó – que lhe deu uma mensagem surpreendente.

“Ela suspirou e disse: ‘Bem, Kyle, é hora de crescer'”, disse ele.

E embora “isso doa ouvir”, Doustou agora admite que “ela estava certa”.

A PÁSCOA CONTINUA TRAZENDO PRESENTES DO JESUS ​​RESSUSCITADO, DIZ WASHINGTON, DC, FEIRA

“Crescer pode ser uma das coisas mais difíceis que fazemos. Envolve muito desapego… desapego de coisas, pessoas, ideias, confortos”, disse ele.

“Mas este desapego é crucial para o nosso crescimento. Não posso deixar de pensar nesta dinâmica enquanto celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor”, disse ele.

Ascensão de Jesus

Quarenta dias após Sua ressurreição no Domingo de Páscoa, Jesus ascendeu ao céu. A Festa da Ascensão é celebrada 40 dias após a Páscoa de cada ano. (iStock)

Embora a Quinta-feira da Ascensão seja um “dia de festa alegre para nós”, Doustou imagina que os discípulos que estiveram presentes na ascensão sentiram “mais uma sensação de perda”.

“Durante anos eles caminharam com o Senhor, viveram com Ele e aprenderam com Ele; seus mundos inteiros desabaram quando Ele morreu, apenas para serem restaurados novamente quando Ele voltou para eles após Sua ressurreição”, disse ele, observando que as Escrituras afirmam Cristo “apresentou-se-lhes vivo com muitas provas depois de ter sofrido, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando sobre o reino de Deus (Atos 1:3)”.

Ser testemunha do milagre do Cristo ressuscitado “parece maravilhoso, não é?” disse Doustou.

À medida que a Páscoa se aproxima, o nosso mundo só pode ser mudado pela verdade da ressurreição, diz o Rev. FRANKLIN GRAHAM

“Quem não gostaria que isso acabasse? E, no entanto, é isso que esta festa comemora: Jesus foi elevado ao céu e fora da vista deles, e eles não podiam fazer nada além de olhar para cima e olhar para o céu.”

Jesus “se foi”, disse ele. “A sensação de perda deve ter sido profunda. O que eles iriam fazer? Por que tinha que ser assim? Não seria melhor se Jesus simplesmente tivesse ficado?”

“A sensação de perda deve ter sido profunda. O que eles iriam fazer? Por que tinha que ser assim? Não seria melhor se Jesus simplesmente tivesse ficado?”

“Poderíamos refletir sobre isso por um tempo e imaginar um mundo onde um Jesus de dois mil anos de idade andasse por aí, contando parábolas, realizando milagres e fazendo todas as mesmas coisas que ouvimos nas Escrituras, mas acho que a festa de hoje dia nos pede para refletir sobre a presença de Jesus no mundo de uma nova maneira: em e através de um corpo de crentes, Sua Igreja”, disse Doustou.

Para que a igreja crescesse e se tornasse um corpo de crentes, “os discípulos precisariam abandoná-Lo, pelo menos da maneira como estavam acostumados a tê-Lo, e ao fazê-lo seriam livres para crescer e começar o caminho”. trabalho da Grande Comissão que Jesus lhes confiou.”

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO NOSSO NEWSLETTER DE ESTILO DE VIDA

Com a pregação, o ensino, o batismo e outras obras de misericórdia, juntamente com a celebração da Eucaristia, “os discípulos puderam dar a conhecer o Senhor a todos os povos e a todas as gerações”, disse ele.

Ele continuou: “Que mistério maravilhoso! Se eles tivessem se apegado a Ele, não teriam sido capazes de torná-Lo conhecido em nossos dias”.

última ceia pão e vinho

Os discípulos, na ausência do Cristo físico na terra, foram encorajados a “tornar o Senhor conhecido a todos os povos, por todas as gerações”, disse Doustou, particularmente através da Eucaristia. (iStock)

A Ascensão, disse Doustou, “é uma oportunidade para considerar o que podemos estar segurando ou o que precisamos abandonar para crescer em nossa fé”.

Isto pode incluir “um mau hábito, ou um comportamento pecaminoso, ou algum tipo de apego a pessoas e coisas”, disse ele.

CLIQUE AQUI PARA OBTER O APLICATIVO FOX NEWS

“Seja o que for, se quisermos proclamar Jesus ressuscitado dos mortos e transmitir autenticamente a fé às gerações futuras, temos que ser livres”, observou Doustou.

“Que a Ascensão do Senhor nos ajude a abandonar o que passa e a nos apegarmos ao que dura eternamente.”

Para mais artigos sobre estilo de vida, visite www.foxnews.com/lifestyle

Fuente